É comum imaginar que as informações armazenadas nos computadores estão em segurança o tempo inteiro. Porém, a realidade não é bem essa.
Os dispositivos estão sujeitos a ameaças o tempo inteiro. Invasão de hackers, infestação de vírus, falhas no sistema operacional, hardwares defeituosos, quedas de energia elétrica, entre muitas outras situações. Independente da origem do problema, uma simples falha pode colocar em risco informações essenciais para as atividades do negócio.
Para assegurar que, em qualquer situação, as informações da sua empresa estejam protegidas, é recomendado realizar um back-up de dados regularmente. O backup nada mais é que uma cópia dos arquivos, com a função de garantir que eles não se percam. Desta maneira, caso o seu computador sofra qualquer pane, você não perderá o conteúdo que estava armazenado nele.
O back-up tem papel indispensável para a segurança de informações nas empresas. Por isso, é tão importante aprender mais sobre como funciona esse recurso e as suas vantagens.
Com que frequência devo fazer o backup?
A frequência do backup é relativa a importância dos dados. Imagine que uma empresa gere dezenas de notas fiscais diariamente. Caso perca seus arquivos, ela levará um dia inteiro para emitir todas as notas novamente. Nessa situação, o backup deve ser diário. Se o volume de dados e/ou arquivos novos seja pequeno, o backup poderá ser feito com menos frequente. Uma vez por semana, por exemplo.
Segundo as boas práticas de TI, o indicado é que um backup seja realizado a cada 24 horas de trabalho acumulado, salvando os arquivos resultantes desse período.
Onde armazenar o meu backup?
O ato de transferir suas informações para qualquer outro dispositivo ou armazená-lo em nuvem já é considerado um backup. Entretanto, deve-se tomar cuidado com o tipo de dispositivo escolhido.
Mídias do tipo CD, DVD ou Blu-ray, por exemplo, provavelmente não terão espaço suficiente para armazenar os dados. Será necessário usar mais de uma mídia, o que dará muito mais trabalho. Além disso, esse tipo de material tende a se deteriorar com o tempo, tornando-se inútil. Caso semelhante acontece com os pendrives, que deverão dispor de uma grande capacidade de armazenamento para suportar todos os arquivos.
Os HDs externos dispõem de mais espaço que as mídias acima para comportar os arquivos dos backups. Entretanto, como hardware, tem a desvantagem de ser suscetível às panes, assim como os computadores.
É possível também utilizar um servidor remoto, que pode estar dentro da própria empresa, conectado à rede corporativa. Porém, essa alternativa, merece atenção. Caso a empresa seja vítima de um ataque de vírus em sua rede ou sofra um acidente que comprometa a estrutura física do local, esse servidor ficará tão vulnerável quanto os outros equipamentos no local.
Levando em consideração o presente e as tendência para o futuro, o armazenamento em nuvem passa a ser a solução mais aconselhada. Além de não depender dos dispositivos físicos – que já elimina uma fonte de possíveis problemas – os dados podem ser acessados de qualquer computador e a qualquer momento.
O backup na nuvem está cada vez mais popular devido ao baixo custo dos serviços oferecidos no mercado. Alguns exemplos populares são o Carbonite e o PrimeBackup.
Como usar o backup?
A forma mais simplificada de se fazer backup é salvando os arquivos diretamente em mídias ou dispositivos USB, como descrito acima. Mas há também diversos programas, para auxiliar nesse processo, disponíveis no mercado. A própria Microsoft oferece uma aplicação manual, simplificada e gratuita para os usuários de seu programa operacional.
Existem outras opções, gratuitas e pagas, capazes de executar os backups automaticamente. Basta serem configuradas para tanto.
Toda vez que houver a necessidade de restaurar um backup, é importante definir a informação a ser recuperada. Será uma pasta inteira ou apenas um arquivo? A partir desse momento, o programa de backup deverá identificar esse arquivo e restaurá-lo. Seja no local de origem do arquivo no computador em questão ou em outra pasta, indicada pelo usuário.
Da mesma maneira funcionam os backups de arquivos armazenados na nuvem. Neste caso, além de restaurar os arquivos diretamente no local de origem em seu computador, é possível salvá-los em uma pasta indicada pelo próprio usuário.
Dicas para não errar no backup
De maneira resumida, é possível destacar três pontos essenciais nesse artigo, para realizar um backup de sucesso:
- Preferencialmente, faça backups a cada 24h de trabalho executado;
- Utilize um programa para automatizar o processo de backup;
- Tente manter o seu backup seguro em um local além da empresa. Assim, em caso de acidentes que comprometam fisicamente o ambiente, suas informações estarão seguras. Utilize servidores terceirizados ou um serviço em nuvem para tanto.
A sua área ou consultoria de TI é essencial nesse processo. Nunca deixe de consultá-la para evitar possíveis contratempos com o seu backup. Se você ainda não possui um suporte especializado em tecnologia, fale com a NetSupport. Assim você poderá ficar tranquilo para focar no que realmente importa para o seu negócio.
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