Pular para o conteúdo principal

Proteção contra ransomware? O que devo fazer?

Como posso proteger de ataques de ransomware? Anti ransomware ?

Cibersegurança, Proteção contra ransomware, Segurança da Informação

O Aumento de ataques cibernéticos por meio de Ransomware como Serviço vem aumentando significativamente.
O Aumento de ataques cibernéticos por meio de Ransomware como Serviço vem aumentando significativamente.

Proteja a sua organização contra ransonware com soluções que se classificam em primeiro lugar na prevenção e bloqueio de ameaças avançadas. 

O ransomware está aqui para ficar

Ransomware é um negócio lucrativo há muito tempo, que gera milhares de milhões em notas de resgate pagas a cibercriminosos. Agora que existe um caso de negócio estabelecido para a rentabilidade do ransomware, os empreendimentos criminosos estão à procura de formas de ganhar ainda mais dinheiro com o seu investimento. E isso cada vez mais vai mantendo as organizações na mira deles.

 
O que é ransomware? 

Ransomware, que se concentra na encriptação de arquivos, documentos, bancos de dados e qualquer outro tipo de arquivo, tornou-se o mecanismo de entrada para os atores de ameaças que buscam lucro. A recuperação de arquivos torna-se quase impossível sem um backup ou uma ferramenta de decriptação de ransomware, e o proprietário dos arquivos cruciais recebe pouco mais do que uma nota de resgate. 

 

Por que você precisa de soluções antiransomware?

Pagar o resgate nunca é aconselhável, pois incentiva novos ataques e alimenta os cibercriminosos com o dinheiro que eles precisam para continuar. Ainda assim, só em 2020, as gangues de ransomware fizeram pelo menos 350 milhões de dólares de criptomoedas* em pagamentos de resgate. E isso só conta para empresas que reportaram um incidente de ransomware às autoridades e fizeram pagamentos.

*fonte: Chainanalysis, O Pré-relatório do Criptocrime 2021

 

Como o ransomware entra na organização?

Os pontos de entrada de ransomware em uma organização variam muito, e os cibercriminosos são extremamente criativos na exploração de vulnerabilidades tecnológicas e humanas. Muitas vezes, o comportamento arriscado do usuário leva a cliques perigosos em links duvidosos e downloads de aplicativos/arquivos indesejáveis. Os vetores de ataque de ransomware mais comuns são:

  • E-mail de phishing direcionado carregado com links maliciosos e anexos de arquivos
  • Downloads de documentos maliciosos, iniciados pelo usuário ou acionados através de downloads drive-by
  • Downloads de arquivos executáveis/aplicativos maliciosos, incluindo software falso e atualizações falsas de produtos
  • Ataques sem arquivo no espaço de memória iniciado a partir do browser, sem nunca tocar na unidade de disco
  • Documentos e arquivos de mídia infectados de compartilhamentos de arquivos em rede e unidades de mídia portáteis.

Como se proteger contra ransomware?

Para prevenir ataques de ransomware, você deve dificultar para os invasores a implantação de suas técnicas complexas, e você deve adotar uma estratégia antiransomware em sua organização por:

  • Implantação de proteção multicamadas de terminais com recursos antiransomware que podem interromper toda a cadeia de ataque
  • Adoção de fortes práticas de segurança, tais como check-ups regulares e remediação de sistemas
  • Ensinando o pessoal a detectar golpes de phishing que muitas vezes levam a uma infecção de ransomware

Como o Bitdefender GravityZone derrota ransomware?

Ao ser uma solução adaptativa de segurança em camadas, o Bitdefender GravityZone oferece múltiplas capacidades antiransomware, com todas as suas camadas trabalhando juntas para prevenção, detecção e remediação.

Assista a demonstração abaixo de como o Bitdefender Gravityzone protege contra ataque de ransomware.

 

Saiba mais sobre como o Bitdefender Gravityzone pode ajudar a melhorar sua postura de segurança e proteger ativos de missão crítica.


Outros artigos Interessantes

Achou útil essa informação? 

Siga a Dereco nas redes sociais e tenha acesso a artigos e novidades de Tecnologia e Cibersegurança.

Linkedin

Facebook 

Telegram


Tags:

Cibersecurity , Firewall de Rede , Sonicwall , Gateway de Rede , Segurança da Informação , Antivírus Corporativo , CloudBackup

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO FUNCIONA A VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES?

Virtualização de Servidores, como já explicamos  é uma forma de dividir os recursos de um servidor físico em vários servidores virtuais, também chamados de máquinas virtuais, de modo que possa executar diversos sistemas operacionais no mesmo hardware físico, isolados entre si. Funciona da seguinte forma: 1. AQUISIÇÃO DO SERVIDOR Um servidor físico vem com recursos físicos instalados de fábrica, entre eles: CPU, memória, discos, conexões de rede e conexões a SAN: Hardware comum de servidor Um servidor moderno tem muito mais recursos do que os softwares são projetados para usar e é comum recursos como CPU e memória ficarem ociosos em alguns servidores, enquanto outros servidores tem gargalos. Aí que entra a virtualização. No lugar de vários servidores de pequeno porte para diversas aplicações, é melhor investir em um servidor de maior porte e compartilhar os recursos entre os servidores virtuais sob demanda. 2. INSTALAÇÃO DO HYPERVISOR No servidor físico...

Proteja sua empresa contra as ameaças cibernéticas mais recentes com o Bitdefender GravityZone

Proteja sua empresa contra as ameaças cibernéticas mais recentes com o Bitdefender GravityZone. Em um mundo cada vez mais digital, as ameaças cibernéticas estão se tornando mais sofisticadas e perigosas. Sua empresa precisa de uma solução de segurança robusta que possa protegê-la contra malware, ransomware, phishing e outras ameaças online. O Bitdefender GravityZone é uma plataforma de segurança de endpoint abrangente que oferece proteção multicamadas para seus dispositivos Windows, Mac, Linux.  Ele utiliza as mais recentes tecnologias de aprendizado de máquina e análise comportamental para detectar e bloquear ameaças antes que elas possam causar danos. Com o Bitdefender GravityZone, você pode: Proteger seus endpoints contra malware, ransomware, phishing e outras ameaças online. Detectar e bloquear ameaças em tempo real, antes que elas possam causar danos. Gerenciar centralmente a segurança de todos os seus endpoints a partir de um único console. Investigar e responder a incidentes...

RANSOMWARE (SEQUESTRADOR DE ARQUIVOS): COMO SE PROTEGER DESTA AMEAÇA?

Ransomware é um tipo de malware que, após infectar o sistema, cobra um determinado preço pelo resgate dos arquivos infectados. Sem dúvida, uma grande dor de cabeça para quem não está protegido. Alguns tipos de Ransomwares criptografam os arquivos impossibilitando sua abertura de forma simples. Já outros, apenas travam o sistema, exibindo uma mensagem na tela de como pagar o resgate, que pode variar entre U$ 100 até U$1000 dólares. O único método para recuperar os arquivos é através de uma chave privada, que infelizmente é mantida nos servidores dos criminosos e só é fornecida com o pagamento. Mesmo a vítima realizando o pagamento, não há garantias do resgate e a conscientização é fundamental, pois ainda não há ferramentas de descriptografia disponíveis para todos os tipos de Ransomware existentes. E o número de vítimas está crescendo: segundo a KasperskyLab, a quantidade de usuários atacados por Ransomware de criptografia aumentou de 131 mil para 718 mil em 2015-2016. Como exempl...