Pular para o conteúdo principal

Um passo importante para uma internet quântica mais segura



Os cientistas conseguiram enviar uma quantidade recorde de dados em forma quântica, usando uma estranha unidade de informação quântica chamada qutrit.

A notícia: A tecnologia Quantum promete permitir que os dados sejam enviados com segurança por longas distâncias. Os cientistas já mostraram que é possível transmitir informações em terra e via satélites usando bits quânticos ou qubits . Agora, os físicos da Universidade de Ciência e Tecnologia da China e da Universidade de Viena, na Áustria, encontraram uma maneira de enviar ainda mais dados usando algo chamado trits quânticos.

Qutrits? Ah, vamos lá, você acabou de inventar: não, são reais. Os bits convencionais usados ​​para codificar tudo, desde registros financeiros a vídeos do YouTube, são fluxos de pulsos elétricos ou fotônicos que podem representar 1 ou 0 . Os Qubits, que geralmente são elétrons ou fótons, podem transportar mais informações porque podem ser polarizados em duas direções ao mesmo tempo, para que possam representar 1 e 0 ao mesmo tempo. 

Os Qutrits, que podem ser polarizados em três dimensões diferentes simultaneamente, podem transportar ainda mais informações. Em teoria, isso pode ser transmitido usando o teletransporte quântico.

Quantum ... o que? O teletransporte quântico é um método para enviar dados que depende de um fenômeno quase místico chamado emaranhamento. Partículas quânticas emaranhadas podem influenciar o estado uma da outra, mesmo que estejam continentes separados. No teletransporte, um remetente e um destinatário recebem um de um par de qubits emaranhados. O remetente mede a interação de seu qubit com outro que contém os dados que deseja enviar. Aplicando os resultados dessa medição ao outro qubit emaranhado, o receptor pode descobrir quais informações foram transmitidas. (Para uma visão mais detalhada do teletransporte quântico, consulte nosso explicador aqui .)

Medir o progresso: não é fácil fazer isso funcionar com qubits - e aproveitar os qutrits é ainda mais difícil por causa dessa dimensão extra. Mas os pesquisadores, que incluem Jian-Wei Pan, pioneiro chinês da comunicação quântica , dizem que resolveram o problema aprimorando a primeira parte do processo de teletransporte, para que os remetentes tenham mais informações de medição para repassar aos receptores. Isso tornará mais fácil para o último descobrir quais dados foram teleportados. A pesquisa foi publicada na revista Physical Review Letters.

Detenção de hackers: isso pode parecer bastante esotérico, mas tem implicações enormes para a segurança cibernética. Os hackers podem bisbilhotar bits convencionais que fluem pela Internet sem deixar rastro. Mas interferir nas unidades quânticas de informação faz com que percam seu delicado estado quântico, deixando um sinal revelador de invasão. Se os qutrits puderem ser aproveitados em escala, eles poderão formar a espinha dorsal de uma Internet quântica ultra-segura que possa ser usada para enviar dados comerciais e governamentais altamente sensíveis.


Achou útil essa informação? 

Siga a Dereco nas redes sociais e tenha acesso a artigos e novidades de Tecnologia e Cibersegurança.


Tags:

Monitoramento de infraestrutura de Ti ; Monitoramento de tráfego de rede Gestão e controle de ativos ; Infraestrutura de rede  Biohacker dna hacker ; Proteção contra ransomware ; Antivírus para empresasnext generation firewalls BGP4-TableCIDRFeatured Security DPI SSL Cyberattack Ransomware Advanced ThreatsNetwork Security Cyber Security Encrypted ThreatsAntivirusCybersecurityNext-Gen Firewalls  Monitoramento de infraestrutura de Ti Monitoramento de tráfego de rede Gestão e controle de ativos ; Infraestrutura de rede next generation firewallsBGP4-TableCIDRFeatured SecurityDPI SSLCyberattack RansomwareAdvanced ThreatsNetwork Security Cyber SecurityEncrypted ThreatsAntivirusCybersecurityNext-Gen Firewalls  , revenda Sonicwall,revenda Fortinet , antivírus para empresas ; Proteção contra ciberataques ; Proteção contra ransomware ; soluções antiransomware ; Antivírus para empresasnext generation firewalls BGP4-TableCIDRFeatured Security DPI SSL Cyberattack Ransomware Advanced ThreatsNetwork Security Cyber Security Encrypted ThreatsAntivirusCybersecurity Next-Gen Firewalls  Monitoramento de infraestrutura de Ti Monitoramento de tráfego de redeGestão e controle de ativos ; Infraestrutura de rede next generation firewallsBGP4-TableCIDRFeatured SecurityDPI SSL Cyberattack Ransomware Advanced Threats Network SecurityCyber Security Encrypted ThreatsAntivirusCybersecurityNext-Gen Firewalls  , Firewall para empresas,  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO FUNCIONA A VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES?

Virtualização de Servidores, como já explicamos  é uma forma de dividir os recursos de um servidor físico em vários servidores virtuais, também chamados de máquinas virtuais, de modo que possa executar diversos sistemas operacionais no mesmo hardware físico, isolados entre si. Funciona da seguinte forma: 1. AQUISIÇÃO DO SERVIDOR Um servidor físico vem com recursos físicos instalados de fábrica, entre eles: CPU, memória, discos, conexões de rede e conexões a SAN: Hardware comum de servidor Um servidor moderno tem muito mais recursos do que os softwares são projetados para usar e é comum recursos como CPU e memória ficarem ociosos em alguns servidores, enquanto outros servidores tem gargalos. Aí que entra a virtualização. No lugar de vários servidores de pequeno porte para diversas aplicações, é melhor investir em um servidor de maior porte e compartilhar os recursos entre os servidores virtuais sob demanda. 2. INSTALAÇÃO DO HYPERVISOR No servidor físico...

Proteja sua empresa contra as ameaças cibernéticas mais recentes com o Bitdefender GravityZone

Proteja sua empresa contra as ameaças cibernéticas mais recentes com o Bitdefender GravityZone. Em um mundo cada vez mais digital, as ameaças cibernéticas estão se tornando mais sofisticadas e perigosas. Sua empresa precisa de uma solução de segurança robusta que possa protegê-la contra malware, ransomware, phishing e outras ameaças online. O Bitdefender GravityZone é uma plataforma de segurança de endpoint abrangente que oferece proteção multicamadas para seus dispositivos Windows, Mac, Linux.  Ele utiliza as mais recentes tecnologias de aprendizado de máquina e análise comportamental para detectar e bloquear ameaças antes que elas possam causar danos. Com o Bitdefender GravityZone, você pode: Proteger seus endpoints contra malware, ransomware, phishing e outras ameaças online. Detectar e bloquear ameaças em tempo real, antes que elas possam causar danos. Gerenciar centralmente a segurança de todos os seus endpoints a partir de um único console. Investigar e responder a incidentes...

RANSOMWARE (SEQUESTRADOR DE ARQUIVOS): COMO SE PROTEGER DESTA AMEAÇA?

Ransomware é um tipo de malware que, após infectar o sistema, cobra um determinado preço pelo resgate dos arquivos infectados. Sem dúvida, uma grande dor de cabeça para quem não está protegido. Alguns tipos de Ransomwares criptografam os arquivos impossibilitando sua abertura de forma simples. Já outros, apenas travam o sistema, exibindo uma mensagem na tela de como pagar o resgate, que pode variar entre U$ 100 até U$1000 dólares. O único método para recuperar os arquivos é através de uma chave privada, que infelizmente é mantida nos servidores dos criminosos e só é fornecida com o pagamento. Mesmo a vítima realizando o pagamento, não há garantias do resgate e a conscientização é fundamental, pois ainda não há ferramentas de descriptografia disponíveis para todos os tipos de Ransomware existentes. E o número de vítimas está crescendo: segundo a KasperskyLab, a quantidade de usuários atacados por Ransomware de criptografia aumentou de 131 mil para 718 mil em 2015-2016. Como exempl...