Pular para o conteúdo principal

Dados de ameaças cibernéticas: 2019 , novas variantes de ataques de malware


Com as manchetes dominadas por grandes vazamentos de dados , você seria perdoado por pensar que os ataques de malware aumentaram exponencialmente. Mas os números mais recentes da SonicWall para janeiro de 2019 estão mostrando que os números de malware em geral diminuíram no mês.
Globalmente, a SonicWall Capture Threat Network, que inclui mais de 1 milhão de sensores em todo o mundo, registrou os seguintes dados de ataque em janeiro de 2019:
  • 715,8 milhões de ataques de malware (redução de 31% em comparação com janeiro de 2018)
  • 345,3 bilhões de tentativas de invasão (aumento de 12%)
  • 19 milhões de ataques de ransomware (redução de 49%)
  • 341.196 ameaças criptografadas (aumento de 32%)
  • 31.188 novas variantes de ataque (aumento de 102%)
Além disso, em janeiro de 2019, o cliente médio da SonicWall enfrentou:
  • 1.700 ataques de malware (redução de 31% em relação a janeiro de 2018)
  • 820.273 tentativas de invasão (aumento de 12%)
  • 45 ataques de ransomware (redução de 49%)
  • 156 ameaças criptografadas (aumento de 9%)
  • 18 ataques de phishing por dia (aumento de 21%)

Volume de Malware Inativo, Variantes de Ataque Acima

Só porque o volume global de malware caiu em janeiro de 2019, você não deve se enganar pensando que novas táticas não estão sendo testadas e otimizadas.
Embora o número de ataques de malware esteja abaixo do ano passado, houve um grande salto nos últimos 12 meses em novas variantes de ataque.Na verdade, o serviço de proteção contra ameaças avançadas de proteção de ameaças (ATP) da SonicWall identificou 31.188 novas variantes de ataque em janeiro - um aumento de 102% no ano passado. Isso equivale a mais de 1.006 novas variantes de ataque descobertas, registradas e bloqueadas para clientes todos os dias.
Centro de segurança de captura SonicWall
A inteligência de ameaças cibernéticas da SonicWall está disponível no SonicWall Security Center , que fornece uma visão gráfica dos ataques em todo o mundo nas últimas 24 horas, países sendo atacados e origens de ataque geográfico. Essa visão ilustra o ritmo e a velocidade da corrida armamentista cibernética.
O recurso fornece inteligência acionável de ameaças cibernéticas para ajudar as organizações a identificar os tipos de ataques com os quais precisam se preocupar, para que possam projetar e testar sua postura de segurança, garantindo que suas redes, dados, aplicativos e clientes estejam devidamente protegidos.

.

DERECO TECNOLOGIA
Sonicwall Partner
www.dereco.com.br/sonicwall
(11) 4384 4325

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hackers descobrem senhas usando o coooler do computador

A cada nova estratégia criada para proteger um computador, existe um hacker tentando descobrir uma forma de contorná-la. Para empresas que trabalham com informações sigilosas – exércitos e bancos, por exemplo – o jeito é desplugar totalmente o aparelho. Nada de internet e sistemas abertos para fora do ambiente de trabalho. Tudo resolvido, certo? Errado. Encontrar formas de invadir computadores isolados virou o passatempo do Centro de Pesquisa em Cybersegurança, na Universidade Ben-Gurion em Israel. Os pesquisadores de lá trabalham com computadores totalmente offline – e sua mais nova técnica para roubar informação dessas máquinas é tirar vantagem dos  ventiladores da CPU. Infectar um desktop, mesmo sem conexão com internet, é razoavelmente fácil: o Stuxnet, vírus que  acabou com as centrífugas de enriquecimento de urânio  no Irã, foi transmitido para uma instalação nuclear milimetricamente segura por um pendrive infectado. O problema é que se você quer roubar informações d

Maiores ataques cibernéticos no Brasil

Maiores ataques cibernéticos  O ano de 2023 foi marcado por diversos incidentes de segurança da informação. E em 2023 não foi diferente. A verdade é que estamos adentrando uma realidade na qual ataques cibernéticos se tornaram cada vez mais frequentes e complexos, impactando várias áreas de negócios. Tanto no Brasil quanto no mundo, eles incluíram invasão de dados,  phishing ,  ransomware  e outras ameaças clássicas com novas abordagens, mais elaboradas e personalizadas conforme o alvo. Continue a leitura e conheça os principais ataques cibernéticos registrados nos últimos 12 meses do ano! Retrospectiva 2023 Em outubro de 2023, diversos portais já noticiavam que o ano foi um dos piores em  termos  de ciberataques. E os números não mentem.  O relatório estadunidense do  Identity Theft Resource Center  (ITRC) , publicado no final de setembro, relatou que empresas registraram mais de 2.110 violações de dados no decorrer dos meses. Entre as principais categorias de ataque cibernético são l

Ataques Cibernéticos no Brasil

  Os ataques cibernéticos têm sido uma grande preocupação no Brasil, com vários incidentes significativos ocorrendo nos últimos anos. Aqui estão alguns dos ataques mais notórios: Serasa Experian (2021) : Um vazamento de dados afetou mais de 200 milhões de brasileiros, com informações pessoais sendo comprometidas1. Lojas Renner (2021): A empresa teve seus sistemas fora do ar por várias horas devido a um ataque cibernético1. Porto Seguro (2021): A Porto Seguro sofreu um ataque cibernético que afetou suas operações1. Ataques de ransomware: Em 2023, o Brasil registrou um total de 23 bilhões de tentativas de ataques, sendo o país mais ameaçado da América Latina2. Tribunal de Justiça do Pará (2023): O sistema do TJ-PA foi invadido, utilizando a senha de um servidor para acessar o sistema2. Esses ataques destacam a importância da segurança cibernética e da proteção de dados pessoais. As empresas e instituições devem investir em medidas de segurança robustas para se proteger contra tais amea