Pular para o conteúdo principal

Kaspersky detecta nova falha desconhecida no Windows

Kaspersky detecta nova falha desconhecida no Windows

Há um mês, escrevemos sobre termos encontrado um exploit no Microsoft Windows. Pode parecer familiar, mas nossas tecnologias proativas detectaram outro exploit de 0-day  que mais uma vez, se aproveita de uma vulnerabilidade previamente desconhecida no sistema operacional. Dessa vez, apenas o Windows 7 e o Server 2008 estão em risco.
No entanto, essa limitação não torna a ameaça menos perigosa. Embora a Microsoft tenha suspendido o suporte geral para o Server 2008 em janeiro de 2015 e oferecido uma atualização gratuita no lançamento do Windows 10, nem todas as pessoas fizeram a instalação. Os desenvolvedores ainda estão oferecendo atualizações de segurança e suporte para ambos os sistemas (e devem continuar até o dia 14 de janeiro de 2020) porque ainda possuem clientes suficientes.
Quando detectamos o exploit, em outubro passado, nossos especialistas imediatamente reportaram a vulnerabilidade à Microsoft, junto com uma prova de conceito. Os desenvolvedores corrigiram prontamente o problema em 13 de novembro.

O que você deve saber sobre esta vulnerabilidade e este exploit?

Trata-se de uma vulnerabilidade de 0-day de elevação de privilégio no driver win32k.sys. Ao explorar essa falha, os cibercriminosos podem garantir os acessos necessários para persistirem no sistema de uma vítima.
O exploit foi utilizado em diversos ataques de APT, principalmente na região do Oriente Médio, e focava apenas nas versões de 32-bits do Windows 7. Você pode encontrar dados técnicos neste post do Securelist. Os assinantes dos nossos relatórios de inteligência de ameaças também podem obter mais informações sobre o ataque pelo endereço de e-mail intelreports@kaspersky.com.

Como se proteger?

Nada de novo por aqui — mas atenção aos nossos conselhos de sempre para vulnerabilidades:
  • Instale o patch da Microsoft imediatamente.
  • Atualize regularmente todos os softwares que a sua empresa utiliza para as versões mais recentes.
  • Pare de utilizar softwares desatualizados antes que seu suporte seja suspenso.
  • Utilize produtos de segurança com capacidades de avaliação de vulnerabilidades e gerenciamento de correções para automatizar processos de atualização.
  • Utilize uma solução de segurança robusta equipada com funcionalidade de detecção com base em comportamentos para uma proteção efetiva contra ameaças desconhecidas incluindo exploits 0-day.
Note que, mais uma vez, o crédito pela detecção dessa ameaça previamente desconhecida vai para nossas tecnologias proativas: mais propriamente para o mecanismo antimalware e de sandbox avançado da Kaspersky Anti Targeted Attack Platform (uma solução criada especificamente para proteção contra ameaças APT) e a tecnologia de prevenção automática de exploits que formam um subsistema integral do Kaspersky Endpoint Security for Business.

.


Quem Somos ?

A Dereco Tecnologia oferece as melhores soluções de cybersegurança para empresas. 
Representamos a KASPERSKY LAB um fornecedor de segurança global que opera em 200 países.

Solicite uma cotação conosco ou uma versão de demonstração.

.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO FUNCIONA A VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES?

Virtualização de Servidores, como já explicamos  é uma forma de dividir os recursos de um servidor físico em vários servidores virtuais, também chamados de máquinas virtuais, de modo que possa executar diversos sistemas operacionais no mesmo hardware físico, isolados entre si. Funciona da seguinte forma: 1. AQUISIÇÃO DO SERVIDOR Um servidor físico vem com recursos físicos instalados de fábrica, entre eles: CPU, memória, discos, conexões de rede e conexões a SAN: Hardware comum de servidor Um servidor moderno tem muito mais recursos do que os softwares são projetados para usar e é comum recursos como CPU e memória ficarem ociosos em alguns servidores, enquanto outros servidores tem gargalos. Aí que entra a virtualização. No lugar de vários servidores de pequeno porte para diversas aplicações, é melhor investir em um servidor de maior porte e compartilhar os recursos entre os servidores virtuais sob demanda. 2. INSTALAÇÃO DO HYPERVISOR No servidor físico...

Proteja sua empresa contra as ameaças cibernéticas mais recentes com o Bitdefender GravityZone

Proteja sua empresa contra as ameaças cibernéticas mais recentes com o Bitdefender GravityZone. Em um mundo cada vez mais digital, as ameaças cibernéticas estão se tornando mais sofisticadas e perigosas. Sua empresa precisa de uma solução de segurança robusta que possa protegê-la contra malware, ransomware, phishing e outras ameaças online. O Bitdefender GravityZone é uma plataforma de segurança de endpoint abrangente que oferece proteção multicamadas para seus dispositivos Windows, Mac, Linux.  Ele utiliza as mais recentes tecnologias de aprendizado de máquina e análise comportamental para detectar e bloquear ameaças antes que elas possam causar danos. Com o Bitdefender GravityZone, você pode: Proteger seus endpoints contra malware, ransomware, phishing e outras ameaças online. Detectar e bloquear ameaças em tempo real, antes que elas possam causar danos. Gerenciar centralmente a segurança de todos os seus endpoints a partir de um único console. Investigar e responder a incidentes...

RANSOMWARE (SEQUESTRADOR DE ARQUIVOS): COMO SE PROTEGER DESTA AMEAÇA?

Ransomware é um tipo de malware que, após infectar o sistema, cobra um determinado preço pelo resgate dos arquivos infectados. Sem dúvida, uma grande dor de cabeça para quem não está protegido. Alguns tipos de Ransomwares criptografam os arquivos impossibilitando sua abertura de forma simples. Já outros, apenas travam o sistema, exibindo uma mensagem na tela de como pagar o resgate, que pode variar entre U$ 100 até U$1000 dólares. O único método para recuperar os arquivos é através de uma chave privada, que infelizmente é mantida nos servidores dos criminosos e só é fornecida com o pagamento. Mesmo a vítima realizando o pagamento, não há garantias do resgate e a conscientização é fundamental, pois ainda não há ferramentas de descriptografia disponíveis para todos os tipos de Ransomware existentes. E o número de vítimas está crescendo: segundo a KasperskyLab, a quantidade de usuários atacados por Ransomware de criptografia aumentou de 131 mil para 718 mil em 2015-2016. Como exempl...