Pular para o conteúdo principal

Kaspersky detecta nova falha desconhecida no Windows

Kaspersky detecta nova falha desconhecida no Windows

Há um mês, escrevemos sobre termos encontrado um exploit no Microsoft Windows. Pode parecer familiar, mas nossas tecnologias proativas detectaram outro exploit de 0-day  que mais uma vez, se aproveita de uma vulnerabilidade previamente desconhecida no sistema operacional. Dessa vez, apenas o Windows 7 e o Server 2008 estão em risco.
No entanto, essa limitação não torna a ameaça menos perigosa. Embora a Microsoft tenha suspendido o suporte geral para o Server 2008 em janeiro de 2015 e oferecido uma atualização gratuita no lançamento do Windows 10, nem todas as pessoas fizeram a instalação. Os desenvolvedores ainda estão oferecendo atualizações de segurança e suporte para ambos os sistemas (e devem continuar até o dia 14 de janeiro de 2020) porque ainda possuem clientes suficientes.
Quando detectamos o exploit, em outubro passado, nossos especialistas imediatamente reportaram a vulnerabilidade à Microsoft, junto com uma prova de conceito. Os desenvolvedores corrigiram prontamente o problema em 13 de novembro.

O que você deve saber sobre esta vulnerabilidade e este exploit?

Trata-se de uma vulnerabilidade de 0-day de elevação de privilégio no driver win32k.sys. Ao explorar essa falha, os cibercriminosos podem garantir os acessos necessários para persistirem no sistema de uma vítima.
O exploit foi utilizado em diversos ataques de APT, principalmente na região do Oriente Médio, e focava apenas nas versões de 32-bits do Windows 7. Você pode encontrar dados técnicos neste post do Securelist. Os assinantes dos nossos relatórios de inteligência de ameaças também podem obter mais informações sobre o ataque pelo endereço de e-mail intelreports@kaspersky.com.

Como se proteger?

Nada de novo por aqui — mas atenção aos nossos conselhos de sempre para vulnerabilidades:
  • Instale o patch da Microsoft imediatamente.
  • Atualize regularmente todos os softwares que a sua empresa utiliza para as versões mais recentes.
  • Pare de utilizar softwares desatualizados antes que seu suporte seja suspenso.
  • Utilize produtos de segurança com capacidades de avaliação de vulnerabilidades e gerenciamento de correções para automatizar processos de atualização.
  • Utilize uma solução de segurança robusta equipada com funcionalidade de detecção com base em comportamentos para uma proteção efetiva contra ameaças desconhecidas incluindo exploits 0-day.
Note que, mais uma vez, o crédito pela detecção dessa ameaça previamente desconhecida vai para nossas tecnologias proativas: mais propriamente para o mecanismo antimalware e de sandbox avançado da Kaspersky Anti Targeted Attack Platform (uma solução criada especificamente para proteção contra ameaças APT) e a tecnologia de prevenção automática de exploits que formam um subsistema integral do Kaspersky Endpoint Security for Business.

.


Quem Somos ?

A Dereco Tecnologia oferece as melhores soluções de cybersegurança para empresas. 
Representamos a KASPERSKY LAB um fornecedor de segurança global que opera em 200 países.

Solicite uma cotação conosco ou uma versão de demonstração.

.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hackers descobrem senhas usando o coooler do computador

A cada nova estratégia criada para proteger um computador, existe um hacker tentando descobrir uma forma de contorná-la. Para empresas que trabalham com informações sigilosas – exércitos e bancos, por exemplo – o jeito é desplugar totalmente o aparelho. Nada de internet e sistemas abertos para fora do ambiente de trabalho. Tudo resolvido, certo? Errado. Encontrar formas de invadir computadores isolados virou o passatempo do Centro de Pesquisa em Cybersegurança, na Universidade Ben-Gurion em Israel. Os pesquisadores de lá trabalham com computadores totalmente offline – e sua mais nova técnica para roubar informação dessas máquinas é tirar vantagem dos  ventiladores da CPU. Infectar um desktop, mesmo sem conexão com internet, é razoavelmente fácil: o Stuxnet, vírus que  acabou com as centrífugas de enriquecimento de urânio  no Irã, foi transmitido para uma instalação nuclear milimetricamente segura por um pendrive infectado. O problema é que se você quer roubar informações d

Maiores ataques cibernéticos no Brasil

Maiores ataques cibernéticos  O ano de 2023 foi marcado por diversos incidentes de segurança da informação. E em 2023 não foi diferente. A verdade é que estamos adentrando uma realidade na qual ataques cibernéticos se tornaram cada vez mais frequentes e complexos, impactando várias áreas de negócios. Tanto no Brasil quanto no mundo, eles incluíram invasão de dados,  phishing ,  ransomware  e outras ameaças clássicas com novas abordagens, mais elaboradas e personalizadas conforme o alvo. Continue a leitura e conheça os principais ataques cibernéticos registrados nos últimos 12 meses do ano! Retrospectiva 2023 Em outubro de 2023, diversos portais já noticiavam que o ano foi um dos piores em  termos  de ciberataques. E os números não mentem.  O relatório estadunidense do  Identity Theft Resource Center  (ITRC) , publicado no final de setembro, relatou que empresas registraram mais de 2.110 violações de dados no decorrer dos meses. Entre as principais categorias de ataque cibernético são l

Ataques Cibernéticos no Brasil

  Os ataques cibernéticos têm sido uma grande preocupação no Brasil, com vários incidentes significativos ocorrendo nos últimos anos. Aqui estão alguns dos ataques mais notórios: Serasa Experian (2021) : Um vazamento de dados afetou mais de 200 milhões de brasileiros, com informações pessoais sendo comprometidas1. Lojas Renner (2021): A empresa teve seus sistemas fora do ar por várias horas devido a um ataque cibernético1. Porto Seguro (2021): A Porto Seguro sofreu um ataque cibernético que afetou suas operações1. Ataques de ransomware: Em 2023, o Brasil registrou um total de 23 bilhões de tentativas de ataques, sendo o país mais ameaçado da América Latina2. Tribunal de Justiça do Pará (2023): O sistema do TJ-PA foi invadido, utilizando a senha de um servidor para acessar o sistema2. Esses ataques destacam a importância da segurança cibernética e da proteção de dados pessoais. As empresas e instituições devem investir em medidas de segurança robustas para se proteger contra tais amea