Pular para o conteúdo principal

Os benefícios de segurança por trás da rede definida por software



Os benefícios de segurança por trás da rede definida por software

Por George V. Hulme em 15 de junho de 2018

Software definido por rede já uma realidade, e há muita conversa sobre o que isso significa para a segurança. Como Ericka Chickowski escreveu em Security Must Adjust, como a SDN se torna mainstream , sabemos de uma coisa: a segurança precisará continuar a se ajustar para compensar.

Embora as preocupações de segurança sejam reais, também há muitos benefícios para a segurança quando se trata de SDN (Software Defined Networking). À medida que as empresas virtualizam seus ambientes, elas desfrutam de maior resiliência, agilidade e gerenciamento automatizado de operações. E a mudança para a SDN está mudando a forma como as redes são implantadas, gerenciadas e protegidas.

Como escrevemos anteriormente em O Centro de Dados Definido por Software Precisa de Segurança Definida por Software , conhecemos os riscos de segurança em SDN, “Estes incluem vulnerabilidades de hypervisor; controladores que são vulneráveis ​​a ataques de negação de serviço e alvos suculentos como o controlador SDN que, se comprometidos, promete ser a versão moderna de um Disney E Ticket que dá aos atacantes acesso total a tudo o que a rede oferece. ”

É por isso que a Global Market Insights espera que os SDN cheguem a 88 bilhões até 2024.

Quais são alguns dos possíveis benefícios de segurança da SDN? O primeiro é inteligência centralizada. Em redes físicas, é difícil manter as políticas de segurança uniformes e uniformemente aplicadas na rede. Como na rede SDN e as políticas de segurança são mantidas e gerenciadas no controlador, torna-se relativamente menos difícil obter a distribuição uniforme da política em toda a rede, e torna-se relativamente mais fácil impor essas políticas.

A SDN também abstrai o controle dos dispositivos de hardware, de modo que fica mais fácil evitar controles proprietários e desenvolver ferramentas que simplifiquem a segurança em toda a rede. Esta visão de rede abrangente tornará mais transparente para análise e resposta a eventos. A visão abrangente também facilita a identificação de algo malicioso e, em seguida, responde de acordo.

A SDN também oferece todos os benefícios da virtualização, em geral, como agilidade e redundância e escalabilidade econômicas. Com o SDN, a segurança se torna escalonável. Não é mais necessário implantar um monte de hardware e controles de segurança proprietários, e a segurança pode ser dimensionada à medida que as escalas de software e novas nuvens e cargas de trabalho e segmentos de rede são provisionados. Um exemplo é como o NSX Data Center da VMware oferece maneiras muito simples de segmentar e firewall de máquinas virtuais, o que simplifica a segurança.

Isso também fornece flexibilidade para desligar segmentos com comportamentos inadequados. A visibilidade em toda a rede torna possível identificar ações maliciosas e executar as etapas apropriadas, como quarentenas. Se um worm ou outro malware entrar e começar a ultrapassar a configuração, ele poderá ser bloqueado ou bloqueado.

Se uma atualização de segurança permitir atenuar riscos urgentes ou interromper um ataque, o controlador SDN poderá enviar essas atualizações pela rede. Tráfego potencialmente problemático pode ser desviado automaticamente para inspeção.

Claro, com todo o controle centralizado no controlador SDN vem alguns riscos: quebrar o controlador e atacantes crackear a rede. Portanto, as práticas recomendadas para a segurança do controlador devem ser sempre seguidas, incluindo monitoramento de tráfego, correção do sistema, controle de acesso e alta disponibilidade para proteger contra possíveis ataques de negação de serviço.

Nada neste mundo vem sem riscos ou algumas compensações, mas quando se trata de segurança e SDN, fica claro que os benefícios de segurança da SDN superam os riscos de segurança.


LinkedInTwitterFacebookGoogle+


QUEM SOMOS

Dereco Tecnologia tem fornecido em São Paulo, Osasco, Alphaville e região, serviços gerenciados de alto nível há quase 15 anos. Se você estiver interessado em serviços de TI gerenciados nas áreas que fornecemos, entre em contato conosco para saber mais sobre os serviços que oferecemos.

Oferecemos as melhores soluções para gerenciar, integrar e automatizar as tecnologias já existentes na sua Empresa, dessa maneira fica mais fácil gerenciar riscos e minimizar perdas, aproveitando ao máximo a estrutura e tecnologia disponíveis. É assim que se faz TI na prática, com segurança, eficiência e transparência.


  • Planejamento de implantação
  • Otimização da rede (cabeada ou wireless)
  • Otimização de estação de trabalho
  • Limpeza lógica
  • Padronização de softwares
  • Reconfiguração de equipamentos
  • Firewall
  • Switches
  • Wireless
  • Servidores
  • Revisão e adequação de políticas de segurança
  • Padronização de barreiras e normas
  • Permissão de acesso a arquivos
  • Acesso à internet
  • Revenda autorizada kaspersky
  • Revenda autorizada Bitdefender
  • Revenda autorizada HP
  • Revenda autorizada Sonicwall
  • Revenda autorizada Lenovo
  • Soluções de backup em nuvem e disaster recovery



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO FUNCIONA A VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES?

Virtualização de Servidores, como já explicamos  é uma forma de dividir os recursos de um servidor físico em vários servidores virtuais, também chamados de máquinas virtuais, de modo que possa executar diversos sistemas operacionais no mesmo hardware físico, isolados entre si. Funciona da seguinte forma: 1. AQUISIÇÃO DO SERVIDOR Um servidor físico vem com recursos físicos instalados de fábrica, entre eles: CPU, memória, discos, conexões de rede e conexões a SAN: Hardware comum de servidor Um servidor moderno tem muito mais recursos do que os softwares são projetados para usar e é comum recursos como CPU e memória ficarem ociosos em alguns servidores, enquanto outros servidores tem gargalos. Aí que entra a virtualização. No lugar de vários servidores de pequeno porte para diversas aplicações, é melhor investir em um servidor de maior porte e compartilhar os recursos entre os servidores virtuais sob demanda. 2. INSTALAÇÃO DO HYPERVISOR No servidor físico...

Proteja sua empresa contra as ameaças cibernéticas mais recentes com o Bitdefender GravityZone

Proteja sua empresa contra as ameaças cibernéticas mais recentes com o Bitdefender GravityZone. Em um mundo cada vez mais digital, as ameaças cibernéticas estão se tornando mais sofisticadas e perigosas. Sua empresa precisa de uma solução de segurança robusta que possa protegê-la contra malware, ransomware, phishing e outras ameaças online. O Bitdefender GravityZone é uma plataforma de segurança de endpoint abrangente que oferece proteção multicamadas para seus dispositivos Windows, Mac, Linux.  Ele utiliza as mais recentes tecnologias de aprendizado de máquina e análise comportamental para detectar e bloquear ameaças antes que elas possam causar danos. Com o Bitdefender GravityZone, você pode: Proteger seus endpoints contra malware, ransomware, phishing e outras ameaças online. Detectar e bloquear ameaças em tempo real, antes que elas possam causar danos. Gerenciar centralmente a segurança de todos os seus endpoints a partir de um único console. Investigar e responder a incidentes...

RANSOMWARE (SEQUESTRADOR DE ARQUIVOS): COMO SE PROTEGER DESTA AMEAÇA?

Ransomware é um tipo de malware que, após infectar o sistema, cobra um determinado preço pelo resgate dos arquivos infectados. Sem dúvida, uma grande dor de cabeça para quem não está protegido. Alguns tipos de Ransomwares criptografam os arquivos impossibilitando sua abertura de forma simples. Já outros, apenas travam o sistema, exibindo uma mensagem na tela de como pagar o resgate, que pode variar entre U$ 100 até U$1000 dólares. O único método para recuperar os arquivos é através de uma chave privada, que infelizmente é mantida nos servidores dos criminosos e só é fornecida com o pagamento. Mesmo a vítima realizando o pagamento, não há garantias do resgate e a conscientização é fundamental, pois ainda não há ferramentas de descriptografia disponíveis para todos os tipos de Ransomware existentes. E o número de vítimas está crescendo: segundo a KasperskyLab, a quantidade de usuários atacados por Ransomware de criptografia aumentou de 131 mil para 718 mil em 2015-2016. Como exempl...