Ransomware é um tipo de software malicioso, que basicamente sequestra o computador da vítima e depois exige dinheiro pelo seu resgate. Este programa inicia suas operações de forma silenciosa, codificando os dados do sistema operacional, até que o usuário não tenha mais acesso a nada, então os criminosos começam as negociações oferecendo o resgate das informações.
O vírus sequestrador pode infectar o computador de diferentes maneiras, através de links ou downloads maliciosos em sites, e-mail e redes sociais. Com tantos disfarces e, de difícil detecção, todo cuidado é pouco, por isso confira cinco dicas essenciais para não ter seu computador invadido.
1 – Mantenha o Sistema Operacional e Softwares Atualizados
Sistemas operacionais e softwares estão suscetíveis a falhas de segurança, que só podem ser corrigidas através das atualizações, por isso é importante realizar o procedimento assim que há novos lançamentos.
2 – Evite Sites e Links Maliciosos
Basta uma pequena distração para acessar um site ou clicar em um link malicioso, por isso ao navegar é preciso estar sempre atento:
- Evite sites desconhecidos, especialmente ao realizar compras;
- Desconfie de anúncios “bons demais para ser verdade” – produtos muito abaixo do preço de mercado;
- Dietas milagrosas, sorteios falsos e notícias sensacionalistas são alguns dos chamarizes mais utilizados pelos cibercriminosos;
- Antes de clicar, passe o mouse pelo link, com isso o navegador mostrará a página para qual você será direcionado, se ela não tiver nada a ver com o que está sendo anunciado, ou for de difícil identificação, não clique.
3 – Tenha um Software Antivírus
A preocupação com ataques ransomware fez com que as empresas de segurança digital buscassem soluções específicas. É o caso da “Proteção contra Ransomware” presente no Software Internet Security, da Bitdefender, que permite a criação de pastas especiais para arquivos importantes, protegendo eles contra ataques, e notificando o usuário a respeito de qualquer tentativa maliciosa.
4 – Fuja de Downloads Não Seguros
O download de conteúdo pirata abre uma porta para a entrada de softwares maliciosos – afinal de contas, a procedência do conteúdo é desconhecida, e nada impede que ele venha acompanhado de vírus – por isso, evite. Ao fazer um download prefira sempre sites oficiais, e fique atento a cada passo da instalação, para evitar que adwares e outros conteúdos indesejados sejam instalados no computador.
5 – Conheça as Armadilhas das Redes Sociais e E-mails
Hackers utilizam amplamente as redes sociais e e-mails para espalhar conteúdo malicioso. Para chamar atenção do usuário, eles criam manchetes e anúncios chamativos, que aguçam a curiosidade e atraem clicks. Evite clicar em links apelativos, mesmo que eles sejam enviados por alguém conhecido, pois a conta dessa pessoa pode estar contaminada; caso tenha interesse por algum conteúdo, prefira realizar uma pesquisa através do Google para certificar-se que ele é verdadeiro.
Navegando com cuidado e sobre a proteção de um bom antivírus, você estará livre não só dos ransomware, mas de qualquer ameaça virtual que pode comprometer seus dados e integridade.
A Dereco Tecnologia, é parceira da Bitdefender
Dessa forma podemos implementar as melhores soluções de segurança digital, para sua empresa e sua residencia
Contulte-nos
www.dereco.com.br
11 4325 4289
Comentários
Postar um comentário