Pular para o conteúdo principal

5 DICAS ESSENCIAIS PARA EVITAR ATAQUES RANSOMWARES

Ransomware é um tipo de software malicioso, que basicamente sequestra o computador da vítima e depois exige dinheiro pelo seu resgate. Este programa inicia suas operações de forma silenciosa, codificando os dados do sistema operacional, até que o usuário não tenha mais acesso a nada, então os criminosos começam as negociações oferecendo o resgate das informações.
invasao
vírus sequestrador pode infectar o computador de diferentes maneiras, através de links ou downloads maliciosos em sites, e-mail e redes sociais. Com tantos disfarces e, de difícil detecção, todo cuidado é poucopor isso confira cinco dicas essenciais para não ter seu computador invadido.
1 – Mantenha o Sistema Operacional e Softwares Atualizados
Sistemas operacionais e softwares estão suscetíveis a falhas de segurança, que só podem ser corrigidas através das atualizações, por isso é importante realizar o procedimento assim que há novos lançamentos.
2 – Evite Sites e Links Maliciosos
Basta uma pequena distração para acessar um site ou clicar em um link malicioso, por isso ao navegar é preciso estar sempre atento:
  • Evite sites desconhecidos, especialmente ao realizar compras;
  • Desconfie de anúncios “bons demais para ser verdade” – produtos muito abaixo do preço de mercado;
  • Dietas milagrosas, sorteios falsos e notícias sensacionalistas são alguns dos chamarizes mais utilizados pelos cibercriminosos;
  • Antes de clicar, passe o mouse pelo link, com isso o navegador mostrará a página para qual você será direcionado, se ela não tiver nada a ver com o que está sendo anunciado, ou for de difícil identificação, não clique.
3 – Tenha um Software Antivírus
A preocupação com ataques ransomware fez com que as empresas de segurança digital buscassem soluções específicas. É o caso da “Proteção contra Ransomware” presente no Software Internet Security, da Bitdefender, que permite a criação de pastas especiais para arquivos importantes, protegendo eles contra ataques, e notificando o usuário a respeito de qualquer tentativa maliciosa.
4 – Fuja de Downloads Não Seguros
download de conteúdo pirata abre uma porta para a entrada de softwares maliciosos – afinal de contas, a procedência do conteúdo é desconhecida, e nada impede que ele venha acompanhado de vírus – por isso, evite. Ao fazer um download prefira sempre sites oficiais, e fique atento a cada passo da instalação, para evitar que adwares e outros conteúdos indesejados sejam instalados no computador.
5 – Conheça as Armadilhas das Redes Sociais e E-mails
Hackers utilizam amplamente as redes sociais e e-mails para espalhar conteúdo malicioso. Para chamar atenção do usuário, eles criam manchetes e anúncios chamativos, que aguçam a curiosidade e atraem clicks. Evite clicar em links apelativos, mesmo que eles sejam enviados por alguém conhecido, pois a conta dessa pessoa pode estar contaminada; caso tenha interesse por algum conteúdo, prefira realizar uma pesquisa através do Google para certificar-se que ele é verdadeiro.
android-01
Navegando com cuidado e sobre a proteção de um bom antivírus, você estará livre não só dos ransomware, mas de qualquer ameaça virtual que pode comprometer seus dados e integridade.


A Dereco Tecnologia, é parceira da Bitdefender

Dessa forma podemos implementar as melhores soluções de segurança digital, para sua empresa e sua residencia

Contulte-nos
www.dereco.com.br
11 4325 4289

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO FUNCIONA A VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES?

Virtualização de Servidores, como já explicamos  é uma forma de dividir os recursos de um servidor físico em vários servidores virtuais, também chamados de máquinas virtuais, de modo que possa executar diversos sistemas operacionais no mesmo hardware físico, isolados entre si. Funciona da seguinte forma: 1. AQUISIÇÃO DO SERVIDOR Um servidor físico vem com recursos físicos instalados de fábrica, entre eles: CPU, memória, discos, conexões de rede e conexões a SAN: Hardware comum de servidor Um servidor moderno tem muito mais recursos do que os softwares são projetados para usar e é comum recursos como CPU e memória ficarem ociosos em alguns servidores, enquanto outros servidores tem gargalos. Aí que entra a virtualização. No lugar de vários servidores de pequeno porte para diversas aplicações, é melhor investir em um servidor de maior porte e compartilhar os recursos entre os servidores virtuais sob demanda. 2. INSTALAÇÃO DO HYPERVISOR No servidor físico...

Proteja sua empresa contra as ameaças cibernéticas mais recentes com o Bitdefender GravityZone

Proteja sua empresa contra as ameaças cibernéticas mais recentes com o Bitdefender GravityZone. Em um mundo cada vez mais digital, as ameaças cibernéticas estão se tornando mais sofisticadas e perigosas. Sua empresa precisa de uma solução de segurança robusta que possa protegê-la contra malware, ransomware, phishing e outras ameaças online. O Bitdefender GravityZone é uma plataforma de segurança de endpoint abrangente que oferece proteção multicamadas para seus dispositivos Windows, Mac, Linux.  Ele utiliza as mais recentes tecnologias de aprendizado de máquina e análise comportamental para detectar e bloquear ameaças antes que elas possam causar danos. Com o Bitdefender GravityZone, você pode: Proteger seus endpoints contra malware, ransomware, phishing e outras ameaças online. Detectar e bloquear ameaças em tempo real, antes que elas possam causar danos. Gerenciar centralmente a segurança de todos os seus endpoints a partir de um único console. Investigar e responder a incidentes...

RANSOMWARE (SEQUESTRADOR DE ARQUIVOS): COMO SE PROTEGER DESTA AMEAÇA?

Ransomware é um tipo de malware que, após infectar o sistema, cobra um determinado preço pelo resgate dos arquivos infectados. Sem dúvida, uma grande dor de cabeça para quem não está protegido. Alguns tipos de Ransomwares criptografam os arquivos impossibilitando sua abertura de forma simples. Já outros, apenas travam o sistema, exibindo uma mensagem na tela de como pagar o resgate, que pode variar entre U$ 100 até U$1000 dólares. O único método para recuperar os arquivos é através de uma chave privada, que infelizmente é mantida nos servidores dos criminosos e só é fornecida com o pagamento. Mesmo a vítima realizando o pagamento, não há garantias do resgate e a conscientização é fundamental, pois ainda não há ferramentas de descriptografia disponíveis para todos os tipos de Ransomware existentes. E o número de vítimas está crescendo: segundo a KasperskyLab, a quantidade de usuários atacados por Ransomware de criptografia aumentou de 131 mil para 718 mil em 2015-2016. Como exempl...