Pular para o conteúdo principal

Aprenda a Calcular requisitos básicos de uma rede Wi-Fi Corporativa

Aprenda a Calcular requisitos básicos de uma rede Wi-Fi Corporativa

O ponto mais importante em uma rede Wi-Fi Corporativa, é a qualidade de sinal, onde cada local de um Access Point deve ser planejado. Uma rede Corporativa Wi-Fi precisa ter a garantia de estabilidade e velocidade, desde que projetada corretamente e para isto, é necessário aprender a calcular uma célula Wireless, que  depende de vários fatores, tais como, Perfil de usuário, velocidade a ser entregue a cada usuário, qualidade do sinal recebido, modulação referente ao sinal recebido, índices de reflexão, taxas de velocidade real (Ex. TCP), nível de retransmissão, entre outros pontos importantes.


O primeiro passo para um cálculo correto é entender a parte física (sinais), em seguida, atribuir o número de APs que atenderão o projeto, então, vamos ao cálculo:
Após o sinal ser identificado (em porcentagem) podemos calcular a capacidade daquela célula. Em nosso humilde exemplo, utilizaremos um AP com 3 usuários, um deles com 99% de sinal, outros com 50% de sinal e o último com 25% de sinal em relação a qualidade, ou seja, temos um cenário variado justamente para criar uma simulação próxima da realidade. O SNR de cada usuário será diferente:
Usuário 1 = 99%  = SNR de  33 dBm
Usuário 2 = 50% = SNR  de 26 dBm
Usuário 3 = 25% = SNR  de 16 dBm
Neste exemplo, criaremos uma situação delicada em relação a velocidade, pois termos estações que atingirão baixas taxas de transmissão de velocidades.


Equação de % Sinal UniFi

Considerações Físicas:

Largura de Canal = 20 MHz
MIMO = 2×2

Intervalo de Guarda = Curto

Velocidade Nominal relacionada a cada usuário

Usuário 1 = 144,4 Mbps  > Throughput TCP  = 72,2 Mbps
Usuário 2 = 115,6 Mbps  > Throughput TCP  = 57,85 Mbps
Usuário 3 = 43,3 Mbps   > Throughput TCP  = 21,65 Mbps

Considerações de Tráfego:

Em relação a velocidade nominal podemos considerar 50% para a velocidade “real” em tráfego TCP, ou seja, dividimos a velocidade por 2.

Para calcularmos a célula toda, dividiremos um total de 100%, por 3, que é o número de usuários nesta situação, portanto, teremos 33,33% para cada usuário.

33.33%  *  72,2 Mbps     =  24,067 Mbps
33.33%  *  57,8 Mbps     =  19,267 Mbps
33.33%  *  21,65 Mbps  =     7,217 Mbps

Total Agregado de 100%
7,217 + 19,267 + 24,067 = 50,551 Mbps
Neste caso foram somadas as velocidades que cada usuário conseguirá atingir com as suas qualidades em percentuais equivalentes.

Exclusividade:

A DERECO TECNOLOGIA é a única empresa de Osasco-SP e região, que projeta, implanta, configura e presta manutenção em redes Wi-fi Indoor e Outdoor, como escolas, hospitais, shoppings, lojas e condomínios...

Entre em contato conosco e solicite uma visita de nossos engenheiros.
Nossa equipe de engenharia tem a melhor solução técnica, e o melhor custo benefício para seu empreendimento.

DERECO TECNOLOGIA
11 4325 4289


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO FUNCIONA A VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES?

Virtualização de Servidores, como já explicamos  é uma forma de dividir os recursos de um servidor físico em vários servidores virtuais, também chamados de máquinas virtuais, de modo que possa executar diversos sistemas operacionais no mesmo hardware físico, isolados entre si. Funciona da seguinte forma: 1. AQUISIÇÃO DO SERVIDOR Um servidor físico vem com recursos físicos instalados de fábrica, entre eles: CPU, memória, discos, conexões de rede e conexões a SAN: Hardware comum de servidor Um servidor moderno tem muito mais recursos do que os softwares são projetados para usar e é comum recursos como CPU e memória ficarem ociosos em alguns servidores, enquanto outros servidores tem gargalos. Aí que entra a virtualização. No lugar de vários servidores de pequeno porte para diversas aplicações, é melhor investir em um servidor de maior porte e compartilhar os recursos entre os servidores virtuais sob demanda. 2. INSTALAÇÃO DO HYPERVISOR No servidor físico...

Proteja sua empresa contra as ameaças cibernéticas mais recentes com o Bitdefender GravityZone

Proteja sua empresa contra as ameaças cibernéticas mais recentes com o Bitdefender GravityZone. Em um mundo cada vez mais digital, as ameaças cibernéticas estão se tornando mais sofisticadas e perigosas. Sua empresa precisa de uma solução de segurança robusta que possa protegê-la contra malware, ransomware, phishing e outras ameaças online. O Bitdefender GravityZone é uma plataforma de segurança de endpoint abrangente que oferece proteção multicamadas para seus dispositivos Windows, Mac, Linux.  Ele utiliza as mais recentes tecnologias de aprendizado de máquina e análise comportamental para detectar e bloquear ameaças antes que elas possam causar danos. Com o Bitdefender GravityZone, você pode: Proteger seus endpoints contra malware, ransomware, phishing e outras ameaças online. Detectar e bloquear ameaças em tempo real, antes que elas possam causar danos. Gerenciar centralmente a segurança de todos os seus endpoints a partir de um único console. Investigar e responder a incidentes...

RANSOMWARE (SEQUESTRADOR DE ARQUIVOS): COMO SE PROTEGER DESTA AMEAÇA?

Ransomware é um tipo de malware que, após infectar o sistema, cobra um determinado preço pelo resgate dos arquivos infectados. Sem dúvida, uma grande dor de cabeça para quem não está protegido. Alguns tipos de Ransomwares criptografam os arquivos impossibilitando sua abertura de forma simples. Já outros, apenas travam o sistema, exibindo uma mensagem na tela de como pagar o resgate, que pode variar entre U$ 100 até U$1000 dólares. O único método para recuperar os arquivos é através de uma chave privada, que infelizmente é mantida nos servidores dos criminosos e só é fornecida com o pagamento. Mesmo a vítima realizando o pagamento, não há garantias do resgate e a conscientização é fundamental, pois ainda não há ferramentas de descriptografia disponíveis para todos os tipos de Ransomware existentes. E o número de vítimas está crescendo: segundo a KasperskyLab, a quantidade de usuários atacados por Ransomware de criptografia aumentou de 131 mil para 718 mil em 2015-2016. Como exempl...