Pular para o conteúdo principal

Aprenda a Calcular requisitos básicos de uma rede Wi-Fi Corporativa

Aprenda a Calcular requisitos básicos de uma rede Wi-Fi Corporativa

O ponto mais importante em uma rede Wi-Fi Corporativa, é a qualidade de sinal, onde cada local de um Access Point deve ser planejado. Uma rede Corporativa Wi-Fi precisa ter a garantia de estabilidade e velocidade, desde que projetada corretamente e para isto, é necessário aprender a calcular uma célula Wireless, que  depende de vários fatores, tais como, Perfil de usuário, velocidade a ser entregue a cada usuário, qualidade do sinal recebido, modulação referente ao sinal recebido, índices de reflexão, taxas de velocidade real (Ex. TCP), nível de retransmissão, entre outros pontos importantes.


O primeiro passo para um cálculo correto é entender a parte física (sinais), em seguida, atribuir o número de APs que atenderão o projeto, então, vamos ao cálculo:
Após o sinal ser identificado (em porcentagem) podemos calcular a capacidade daquela célula. Em nosso humilde exemplo, utilizaremos um AP com 3 usuários, um deles com 99% de sinal, outros com 50% de sinal e o último com 25% de sinal em relação a qualidade, ou seja, temos um cenário variado justamente para criar uma simulação próxima da realidade. O SNR de cada usuário será diferente:
Usuário 1 = 99%  = SNR de  33 dBm
Usuário 2 = 50% = SNR  de 26 dBm
Usuário 3 = 25% = SNR  de 16 dBm
Neste exemplo, criaremos uma situação delicada em relação a velocidade, pois termos estações que atingirão baixas taxas de transmissão de velocidades.


Equação de % Sinal UniFi

Considerações Físicas:

Largura de Canal = 20 MHz
MIMO = 2×2

Intervalo de Guarda = Curto

Velocidade Nominal relacionada a cada usuário

Usuário 1 = 144,4 Mbps  > Throughput TCP  = 72,2 Mbps
Usuário 2 = 115,6 Mbps  > Throughput TCP  = 57,85 Mbps
Usuário 3 = 43,3 Mbps   > Throughput TCP  = 21,65 Mbps

Considerações de Tráfego:

Em relação a velocidade nominal podemos considerar 50% para a velocidade “real” em tráfego TCP, ou seja, dividimos a velocidade por 2.

Para calcularmos a célula toda, dividiremos um total de 100%, por 3, que é o número de usuários nesta situação, portanto, teremos 33,33% para cada usuário.

33.33%  *  72,2 Mbps     =  24,067 Mbps
33.33%  *  57,8 Mbps     =  19,267 Mbps
33.33%  *  21,65 Mbps  =     7,217 Mbps

Total Agregado de 100%
7,217 + 19,267 + 24,067 = 50,551 Mbps
Neste caso foram somadas as velocidades que cada usuário conseguirá atingir com as suas qualidades em percentuais equivalentes.

Exclusividade:

A DERECO TECNOLOGIA é a única empresa de Osasco-SP e região, que projeta, implanta, configura e presta manutenção em redes Wi-fi Indoor e Outdoor, como escolas, hospitais, shoppings, lojas e condomínios...

Entre em contato conosco e solicite uma visita de nossos engenheiros.
Nossa equipe de engenharia tem a melhor solução técnica, e o melhor custo benefício para seu empreendimento.

DERECO TECNOLOGIA
11 4325 4289


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hackers descobrem senhas usando o coooler do computador

A cada nova estratégia criada para proteger um computador, existe um hacker tentando descobrir uma forma de contorná-la. Para empresas que trabalham com informações sigilosas – exércitos e bancos, por exemplo – o jeito é desplugar totalmente o aparelho. Nada de internet e sistemas abertos para fora do ambiente de trabalho. Tudo resolvido, certo? Errado. Encontrar formas de invadir computadores isolados virou o passatempo do Centro de Pesquisa em Cybersegurança, na Universidade Ben-Gurion em Israel. Os pesquisadores de lá trabalham com computadores totalmente offline – e sua mais nova técnica para roubar informação dessas máquinas é tirar vantagem dos  ventiladores da CPU. Infectar um desktop, mesmo sem conexão com internet, é razoavelmente fácil: o Stuxnet, vírus que  acabou com as centrífugas de enriquecimento de urânio  no Irã, foi transmitido para uma instalação nuclear milimetricamente segura por um pendrive infectado. O problema é que se você quer roubar informações d

Maiores ataques cibernéticos no Brasil

Maiores ataques cibernéticos  O ano de 2023 foi marcado por diversos incidentes de segurança da informação. E em 2023 não foi diferente. A verdade é que estamos adentrando uma realidade na qual ataques cibernéticos se tornaram cada vez mais frequentes e complexos, impactando várias áreas de negócios. Tanto no Brasil quanto no mundo, eles incluíram invasão de dados,  phishing ,  ransomware  e outras ameaças clássicas com novas abordagens, mais elaboradas e personalizadas conforme o alvo. Continue a leitura e conheça os principais ataques cibernéticos registrados nos últimos 12 meses do ano! Retrospectiva 2023 Em outubro de 2023, diversos portais já noticiavam que o ano foi um dos piores em  termos  de ciberataques. E os números não mentem.  O relatório estadunidense do  Identity Theft Resource Center  (ITRC) , publicado no final de setembro, relatou que empresas registraram mais de 2.110 violações de dados no decorrer dos meses. Entre as principais categorias de ataque cibernético são l

Ataques Cibernéticos no Brasil

  Os ataques cibernéticos têm sido uma grande preocupação no Brasil, com vários incidentes significativos ocorrendo nos últimos anos. Aqui estão alguns dos ataques mais notórios: Serasa Experian (2021) : Um vazamento de dados afetou mais de 200 milhões de brasileiros, com informações pessoais sendo comprometidas1. Lojas Renner (2021): A empresa teve seus sistemas fora do ar por várias horas devido a um ataque cibernético1. Porto Seguro (2021): A Porto Seguro sofreu um ataque cibernético que afetou suas operações1. Ataques de ransomware: Em 2023, o Brasil registrou um total de 23 bilhões de tentativas de ataques, sendo o país mais ameaçado da América Latina2. Tribunal de Justiça do Pará (2023): O sistema do TJ-PA foi invadido, utilizando a senha de um servidor para acessar o sistema2. Esses ataques destacam a importância da segurança cibernética e da proteção de dados pessoais. As empresas e instituições devem investir em medidas de segurança robustas para se proteger contra tais amea