Pular para o conteúdo principal
Cloud ou servidor dedicado? Onde está indo o dinheiro inteligente?
Você deve confiar seus dados para a nuvem ou mantê-los na sua empresa, em seus próprios servidores? Esta é uma decisão que enfrenta o empresário. Há muito a ser dito para ambos, o que torna a pergunta um pouco complicada para uma resposta eficiente para cada tipo de negócio.

Olhando para o céu

Certamente a chance de abandonar seus servidores e terceirizar para alguém que está mergulhado em gerenciamento de servidores parece um presente do universo.
Os argumentos a favor da computação em nuvem são fáceis de apresentar, especialmente para alguém frustrado pela sobrecarga intelectual e custo bruto de manter seus próprios servidores.
As promessas da nuvem incluem o seguinte.
  • Você paga apenas pelo que usa, por isso é incrivelmente flexível; 
  • Você pode escalar para cima ou para baixo à vontade.
  • A segurança, a atualização e a configuração do servidor estão nas mãos de especialistas.
Nestes dias em que tudo é "como um serviço", a idéia de possuir qualquer coisa como um servidor parece francamente antiquada. Se o Uber pode executar o maior serviço de táxi do mundo sem possuir qualquer táxi, por que na sua empresa você precisaria de servidores próprios?

Onde olhar de perto

Existem algumas coisas que você precisa saber para se certificar de que você está confortável com quaisquer compromissos potenciais.
Energia: os provedores de nuvem não podem igualar o poder de um servidor dedicado configurado corretamente.
Velocidade: A escalabilidade da nuvem tem a ver com a obtenção de mais ou menos armazenamento, não o armazenamento mais rápido, o que pode ser uma preocupação quando outro cliente é chicoteando o servidor que você está usando.
Latência: Se o seu host de nuvem usa locais dispersos ou não está próximo, você pode ter problemas de latência.

Tomando uma abordagem dedicada

A promessa de computação em nuvem é mais evidente nas empresas que atendem a um ou mais dos seguintes critérios.
  • Orçamentos apertados
  • Crescimento que não podem prever
  • Modelos de negócio para consumidor
  • Trabalhos que não necessitam de muita energia ou armazenamento do computador ou muito tempo para executar
Uma empresa que tem um modelo business-to-business ou tem necessidades de uso bem-estabelecidas e crescimento previsível, provavelmente vai encontrar a resposta, utilizando seus próprios servidores mais baratos e mais eficientes. Isso é algo que você pode executar rapidamente os números, e os resultados podem surpreendê-lo, considerando que "mais barato" é um clarão chamada da indústria da nuvem.

A questão da segurança

Também vale a pena correr a decisão através do filtro de segurança. Os hackers pescam onde estão os peixes, o que faz com que as nuvens ofereçam alvos atraentes. É fundamental conhecer as medidas de segurança implementadas no provedor de nuvem para garantir que você esteja melhorando seu nível de segurança, não reduzindo-o. Os melhores provedores de nuvem implementam um nível de segurança que seria muito caro para você pagar ou implementar em seu próprio ambiente. Os provedores ruins de serviço em nuvem, deixam vulnerável, que é onde você não quer ser.
Contate-nos para apresentar uma boa relação custo beneficio, temos soluções atraentes para o seu modelo de negócio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO FUNCIONA A VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES?

Virtualização de Servidores, como já explicamos  é uma forma de dividir os recursos de um servidor físico em vários servidores virtuais, também chamados de máquinas virtuais, de modo que possa executar diversos sistemas operacionais no mesmo hardware físico, isolados entre si. Funciona da seguinte forma: 1. AQUISIÇÃO DO SERVIDOR Um servidor físico vem com recursos físicos instalados de fábrica, entre eles: CPU, memória, discos, conexões de rede e conexões a SAN: Hardware comum de servidor Um servidor moderno tem muito mais recursos do que os softwares são projetados para usar e é comum recursos como CPU e memória ficarem ociosos em alguns servidores, enquanto outros servidores tem gargalos. Aí que entra a virtualização. No lugar de vários servidores de pequeno porte para diversas aplicações, é melhor investir em um servidor de maior porte e compartilhar os recursos entre os servidores virtuais sob demanda. 2. INSTALAÇÃO DO HYPERVISOR No servidor físico...

Proteja sua empresa contra as ameaças cibernéticas mais recentes com o Bitdefender GravityZone

Proteja sua empresa contra as ameaças cibernéticas mais recentes com o Bitdefender GravityZone. Em um mundo cada vez mais digital, as ameaças cibernéticas estão se tornando mais sofisticadas e perigosas. Sua empresa precisa de uma solução de segurança robusta que possa protegê-la contra malware, ransomware, phishing e outras ameaças online. O Bitdefender GravityZone é uma plataforma de segurança de endpoint abrangente que oferece proteção multicamadas para seus dispositivos Windows, Mac, Linux.  Ele utiliza as mais recentes tecnologias de aprendizado de máquina e análise comportamental para detectar e bloquear ameaças antes que elas possam causar danos. Com o Bitdefender GravityZone, você pode: Proteger seus endpoints contra malware, ransomware, phishing e outras ameaças online. Detectar e bloquear ameaças em tempo real, antes que elas possam causar danos. Gerenciar centralmente a segurança de todos os seus endpoints a partir de um único console. Investigar e responder a incidentes...

RANSOMWARE (SEQUESTRADOR DE ARQUIVOS): COMO SE PROTEGER DESTA AMEAÇA?

Ransomware é um tipo de malware que, após infectar o sistema, cobra um determinado preço pelo resgate dos arquivos infectados. Sem dúvida, uma grande dor de cabeça para quem não está protegido. Alguns tipos de Ransomwares criptografam os arquivos impossibilitando sua abertura de forma simples. Já outros, apenas travam o sistema, exibindo uma mensagem na tela de como pagar o resgate, que pode variar entre U$ 100 até U$1000 dólares. O único método para recuperar os arquivos é através de uma chave privada, que infelizmente é mantida nos servidores dos criminosos e só é fornecida com o pagamento. Mesmo a vítima realizando o pagamento, não há garantias do resgate e a conscientização é fundamental, pois ainda não há ferramentas de descriptografia disponíveis para todos os tipos de Ransomware existentes. E o número de vítimas está crescendo: segundo a KasperskyLab, a quantidade de usuários atacados por Ransomware de criptografia aumentou de 131 mil para 718 mil em 2015-2016. Como exempl...