Pular para o conteúdo principal
Cloud ou servidor dedicado? Onde está indo o dinheiro inteligente?
Você deve confiar seus dados para a nuvem ou mantê-los na sua empresa, em seus próprios servidores? Esta é uma decisão que enfrenta o empresário. Há muito a ser dito para ambos, o que torna a pergunta um pouco complicada para uma resposta eficiente para cada tipo de negócio.

Olhando para o céu

Certamente a chance de abandonar seus servidores e terceirizar para alguém que está mergulhado em gerenciamento de servidores parece um presente do universo.
Os argumentos a favor da computação em nuvem são fáceis de apresentar, especialmente para alguém frustrado pela sobrecarga intelectual e custo bruto de manter seus próprios servidores.
As promessas da nuvem incluem o seguinte.
  • Você paga apenas pelo que usa, por isso é incrivelmente flexível; 
  • Você pode escalar para cima ou para baixo à vontade.
  • A segurança, a atualização e a configuração do servidor estão nas mãos de especialistas.
Nestes dias em que tudo é "como um serviço", a idéia de possuir qualquer coisa como um servidor parece francamente antiquada. Se o Uber pode executar o maior serviço de táxi do mundo sem possuir qualquer táxi, por que na sua empresa você precisaria de servidores próprios?

Onde olhar de perto

Existem algumas coisas que você precisa saber para se certificar de que você está confortável com quaisquer compromissos potenciais.
Energia: os provedores de nuvem não podem igualar o poder de um servidor dedicado configurado corretamente.
Velocidade: A escalabilidade da nuvem tem a ver com a obtenção de mais ou menos armazenamento, não o armazenamento mais rápido, o que pode ser uma preocupação quando outro cliente é chicoteando o servidor que você está usando.
Latência: Se o seu host de nuvem usa locais dispersos ou não está próximo, você pode ter problemas de latência.

Tomando uma abordagem dedicada

A promessa de computação em nuvem é mais evidente nas empresas que atendem a um ou mais dos seguintes critérios.
  • Orçamentos apertados
  • Crescimento que não podem prever
  • Modelos de negócio para consumidor
  • Trabalhos que não necessitam de muita energia ou armazenamento do computador ou muito tempo para executar
Uma empresa que tem um modelo business-to-business ou tem necessidades de uso bem-estabelecidas e crescimento previsível, provavelmente vai encontrar a resposta, utilizando seus próprios servidores mais baratos e mais eficientes. Isso é algo que você pode executar rapidamente os números, e os resultados podem surpreendê-lo, considerando que "mais barato" é um clarão chamada da indústria da nuvem.

A questão da segurança

Também vale a pena correr a decisão através do filtro de segurança. Os hackers pescam onde estão os peixes, o que faz com que as nuvens ofereçam alvos atraentes. É fundamental conhecer as medidas de segurança implementadas no provedor de nuvem para garantir que você esteja melhorando seu nível de segurança, não reduzindo-o. Os melhores provedores de nuvem implementam um nível de segurança que seria muito caro para você pagar ou implementar em seu próprio ambiente. Os provedores ruins de serviço em nuvem, deixam vulnerável, que é onde você não quer ser.
Contate-nos para apresentar uma boa relação custo beneficio, temos soluções atraentes para o seu modelo de negócio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hackers descobrem senhas usando o coooler do computador

A cada nova estratégia criada para proteger um computador, existe um hacker tentando descobrir uma forma de contorná-la. Para empresas que trabalham com informações sigilosas – exércitos e bancos, por exemplo – o jeito é desplugar totalmente o aparelho. Nada de internet e sistemas abertos para fora do ambiente de trabalho. Tudo resolvido, certo? Errado. Encontrar formas de invadir computadores isolados virou o passatempo do Centro de Pesquisa em Cybersegurança, na Universidade Ben-Gurion em Israel. Os pesquisadores de lá trabalham com computadores totalmente offline – e sua mais nova técnica para roubar informação dessas máquinas é tirar vantagem dos  ventiladores da CPU. Infectar um desktop, mesmo sem conexão com internet, é razoavelmente fácil: o Stuxnet, vírus que  acabou com as centrífugas de enriquecimento de urânio  no Irã, foi transmitido para uma instalação nuclear milimetricamente segura por um pendrive infectado. O problema é que se você quer roubar informações d

Maiores ataques cibernéticos no Brasil

Maiores ataques cibernéticos  O ano de 2023 foi marcado por diversos incidentes de segurança da informação. E em 2023 não foi diferente. A verdade é que estamos adentrando uma realidade na qual ataques cibernéticos se tornaram cada vez mais frequentes e complexos, impactando várias áreas de negócios. Tanto no Brasil quanto no mundo, eles incluíram invasão de dados,  phishing ,  ransomware  e outras ameaças clássicas com novas abordagens, mais elaboradas e personalizadas conforme o alvo. Continue a leitura e conheça os principais ataques cibernéticos registrados nos últimos 12 meses do ano! Retrospectiva 2023 Em outubro de 2023, diversos portais já noticiavam que o ano foi um dos piores em  termos  de ciberataques. E os números não mentem.  O relatório estadunidense do  Identity Theft Resource Center  (ITRC) , publicado no final de setembro, relatou que empresas registraram mais de 2.110 violações de dados no decorrer dos meses. Entre as principais categorias de ataque cibernético são l

Ataques Cibernéticos no Brasil

  Os ataques cibernéticos têm sido uma grande preocupação no Brasil, com vários incidentes significativos ocorrendo nos últimos anos. Aqui estão alguns dos ataques mais notórios: Serasa Experian (2021) : Um vazamento de dados afetou mais de 200 milhões de brasileiros, com informações pessoais sendo comprometidas1. Lojas Renner (2021): A empresa teve seus sistemas fora do ar por várias horas devido a um ataque cibernético1. Porto Seguro (2021): A Porto Seguro sofreu um ataque cibernético que afetou suas operações1. Ataques de ransomware: Em 2023, o Brasil registrou um total de 23 bilhões de tentativas de ataques, sendo o país mais ameaçado da América Latina2. Tribunal de Justiça do Pará (2023): O sistema do TJ-PA foi invadido, utilizando a senha de um servidor para acessar o sistema2. Esses ataques destacam a importância da segurança cibernética e da proteção de dados pessoais. As empresas e instituições devem investir em medidas de segurança robustas para se proteger contra tais amea